Nem preciso dizer que há Spoiler para quem não viu ainda o filme.

Então vamos lá. Vamos fazer aqui um rápido resumo da história.

Como visto em Vingadores Guerra Infinita, Thanos eliminou metade da vida no universo. Muitos heróis foram eliminados. Em Vingadores Ultimato, os Vingadores restantes não conseguem aceitar e querem desfazer as ações do Titã Louco. Com a ajuda da Capitã Marvel, partem com tudo para recuperar as joias, ao descobrir onde Thanos se isolou. O problema é que o vilão as destruiu e agora é impossível desfazer o estalo. Embora se passando 5 anos, os heróis ainda sofrem pelas sua perdas. A esperança só retorna quando Scott Lang, o Homem-Formiga, que tinha sido dado como morto também, retorna do Reino Quântico, após 5 anos. Para ele, foram 5 horas. Com sua ajuda, utilizando as partículas Pym, os Vingadores armam um plano para viajar ao Reino Quântico para poderem voltar no tempo e recuperar as joias do infinito, para poderem trazer todos de volta.

Scott Lang, o Homem-Formiga, a chave para a salvação do universo

Conforme já noticiado, os irmãos Russo e os roteiristas Stephen McFeely e Christopher Markus, consultaram alguns físicos sobre viagem no tempo e física quântica e embora tenham tido a liberdade de ajustar as teorias para encaixar no filme, a história realmente tem um pé na realidade delas, ou está mais próxima do que os filmes feitos até o momento. Mesmo assim, há algumas inconsistências que fazem com que os próprios autores não consigam explicar, mesmo que faça mais sentindo para a história que eles querem contar.

Sendo assim, vamos ver os eventos e tentar, usando um pouco a imaginação e a lógica, traçar as consequências das ações do Vingadores na linha do tempo que se formou quando foram ao passado.

De Volta para o Futuro mentiu.

Essa foi a frase do Scott Lang quando finalmente percebeu que ao mudar o passado, não afetava o presente. E realmente é mais intuitivo. Veja bem que se você pudesse viajar ao passado e por acidente matasse seu pai, você iria desaparecer, se utilizasse a teoria do filme De Volta Para o Futuro. Mas é um paradoxo. Afinal, se você matasse seu pai, você não teria nascido e por consequência, não poderia ter viajado ao passado e matado seu pai. Totalmente contra-intuitivo. Neste caso, e muitos físicos importantes já falaram isso, é que se você tentasse matar seu pai, você não conseguiria, mesmo que tentasse muitas vezes. E seu pai até teria contado essa história a você.

Ou, você criaria um universo alternativo. Neste caso, ao matar seu pai, seu presente não mudaria, mas você, a partir daquele momento, estaria no multiverso, idêntico ao seu, mas com apenas o detalhe de que você nunca irá existir e os eventos que você teria participação, tanto direta como indiretamente seriam diferentes. Esse é a teoria que está no filme Ultimato. Mas algumas liberdades foram feitas pelos autores, como eles mesmo já disseram, como não usar o efeito borboleta. Essa teoria diz que um pequeno evento causa uma enorme mudança mais para frente. Neste caso do filme não, praticamente não o muda, a não ser que fosse algo realmente gigantesco.

Causa e efeito

“Há apenas uma constante, uma universal, é a única verdade real: causalidade. Ação. Reação. Causa e efeito … Não há escapatória, somos para sempre escravos disso. Nossa única esperança, nossa única paz é entendê-lo, entender o “porquê”. ‘Por que’ é o que nos separa deles, você de mim. ‘Por que’ é o único poder social real, do qual sem ele, você é impotente.”

Essa frase, dita por Merovingian, o programador criminoso criado pela Matrix, esposo de Persephone (Monica Belluci), que foi interpretado por Lambert Wilson em Matrix Reloaded, é bem explicativo. Como a terceira lei de Newton, para cada ação de uma força, existe uma reação de força igual e sentido oposto, coloca que toda a ação imposta pelos Vingadores teve uma consequência, embora no filme não nos foi mostrado. Vou tentar, usando a intuição, explicitar o que pode ter acontecido.

Nova York 2012

Vamos para a viagem no tempo. Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Homem-Formiga chegam logo na hora que os Vingadores, cercados pelos Chittauris, olham para cima, câmera dando a volta para mostrar todo o grupo, a música famosa do filme tocando ao fundo. Uma cena impactante. Mas eles aparecem em uma rua próxima. Aqui o Hulk se separa, indo atrás da joia do tempo enquanto o restante vai para a Torre Stark em busca das joias do espaço e a da mente.

Os Vingadores em 2012

Interessante a busca do Hulk, pois vimos algo que não foi mostrado no filme original, o Sanctum Sanctorum, a mansão do mestre das artes místicas que será o Dr. Estranho. Neste tempo, vemos a Anciã defendendo a mansão e o Hulk, não sabendo do passado do Estranho, acha que ele é o mago que possui a jóia. E quando o Hulk diz o que veio fazer, ela diz que está 5 anos adiantado, pois Strange só irá se tornar o mago supremo no futuro. Então, significa que ela já utilizou a joia para ver o futuro, como o Dr. fez em Guerra Infinita, onde na verdade ele viu 14 milhões, ou ela voltou no tempo quando chegou até aquele ponto. A mais provável é a primeira opção. Mas será que ela pode pode controlar qual futuro vai ver, ou apenas viu milhares e quase todos Strange se torna o mago?

O mais interessante foi a conversa de ambos. Ela diz que ao mover a joia, simplesmente os Vingadores estariam criando um nova realidade paralela, não modificando seu presente. E que ao fazer isso, com a falta do poder da joia, as trevas poderia destruir milhões de vida que ela protegia na sua linha temporal. Eventos que não aconteceram no passado do qual o Hulk veio, aconteceria no futuro dela. Perfeito. Como também a justificativa de Banner, que devolvendo ao mesmo instante que foi tirado, não haveria mudança na realidade dela. Levando pela lógica, ambos estavam corretos. Então, neste caso, realmente não houve um evento que fizesse essa realidade diferente da principal.

A Anciã tem um embate intelectual com o Hulk inteligente

Já o trio, que foi a Torre Stark, foi bem diferente. Essa parte também foi muito bem feita, mostrando além de outra perspectiva de cenas que já tínhamos visto, como as coisas se desenrolavam. Mas a ação que mudou, pelo menos para um personagem, foi a bagunça que Stark acabou fazendo quando trombou com o Hulk, o que não seria problema nenhuma se na confusão, Loki não tivesse aproveitado e fugido com o Tesseract, a jóia do espaço. Pronto, a realidade foi alterada em um novo universo criado para comportar essa consequência. Lembrando que muitos físicos dizem que existe o multiverso, que vivemos nele e que ao tomar decisões, você escolhe em qual vai seguir. Meio louco, mas teoria é teoria e até acho que é boa. Neste caso, com a fuga de Loki antes de ser levado para a prisão asgardiana, muitos eventos em relação a Thor e Asgard podem ser diferentes, ou podem acabar sendo iguais, é difícil dizer, pois o universo poderia tentar compensar essa mudança, fazendo eventos que levasse esse Loki a ter o mesmo destino do Loki do presente. Embora seja legal imaginarmos, o personagem terá uma série na Disney + e é quase certo que a série será desse Loki, não o que morreu. Pois, até segunda ordem, quem morreu “de verdade”, não volta, disse Kevin Feige. Então, a mudança é que, pelo menos, neste momento, Loki não foi para a prisão de Asgard.

E em relação ao Cap, ao enfrentar o Cap do passado, poderia causar alguma consequência, mas após ter sido nocauteado, ele poderia pensar que o clone fosse o Loki mesmo, que mentiu e continuaria vivendo acreditando que o Bucky estava mesmo morto. Nenhuma consequência aqui.

Enquanto o Homem-Formiga volta com a joia da mente, Rogers e Stark vão para Nova Jersey para tentar conseguir a joia do espaço mais no passado ainda, em 1970. Não é interessante que além de voltar no tempo, também podem viajar pelo espaço, aparecendo em qualquer lugar? Bem coisas dos quadrinhos. Nesta caso, mesmo conseguindo a joia, Stark tendo um encontro com o próprio pai e roubando algumas partículas Pym do Henry, não houve nenhum ação forte o suficiente para fazer uma mudança nesta linha temporal.

A rixa ficou no passado

Agora vamos para Asgard, lar dos deuses nórdicos, a casa do Thor.

Asgard 2013

Chega na cidade dourada o filho de Odin e Rocket Raccoon. Este é a história do Thor: O Mundo Sombrio. Então aqui muita coisa acontece ao Thor. A pior é claro, a perda da mãe. Então, a primeira ação que pode modificar a realidade é o encontro do Deus do Trovão com Frigga, mas mesmo ela sabendo que ele veio do futuro, está de boa com o seu destino. Legal, pois assim, não haverá consequências de mudanças. Mas como Raccon consegue tirar o Etér, que ser torna a joia da realidade, é meio que complicado. Neste caso, quando o Cap for devolver, será que ele irá devolver a joia ou irá transformá-la em éter novamente e colocará no corpo da Jane Foster? Bom, como será devolvido, e não há o efeito borboleta, talvez não haja tanta mudança, acabando chegando aos mesmos eventos do filme, mas levemente diferentes. Até a parte do Thor chamando Mjolnir também não muda nada, visto que como será devolvido pouco depois, o Thor desta linha temporal nem vai perceber que sumiu. Até pensando nisto, ele realmente não tem que ser preocupar com a arma mais poderosa dos sete reinos, pois ninguém além dele consegue levantá-la e toda vez que ele chama, sempre vem até sua mão. Nunca vai perde mesmo. Cara de sorte.

Thor e Loki, dupla improvável

Morag 2013

Antes de irmos para Morag, podemos ir primeiro para Vormir. Nesta busca, com Viúva Negra e Gavião Arqueiro, não houve nada que pudesse mudar a linha temporal. A joia da Alma, sendo devolvida logo depois de ter sido tirada, tranquilamente não haverá qualquer consequência.

Este é do filme os Guardiões da Galáxia. Morag é o planeta em que Peter Quill, o Senhor das Estrelas, encontrou a joia do poder, antes de formar o grupo. Aqui a equipe é formada pelo Maquina de Combate e Nebula, a irmã de Gamora. Ambos detêm Quill antes dele pegar a joia. Mas fica também uma ação que pode causa uma outra consequência. Se o capitão não devolver exatamente onde estava a joia, haveria uma mudança? Se ele colocar ao lado de Quill, quando ele acordar, pode ser que essa mudança não tenho peso nenhum na realidade e continue como deve. Aqui também não vejo consequência. O que realmente causa uma consequência é a descoberta de Thanos sobre essa Nebula, fazendo dela prisioneira. Ele descobre tudo o que está acontecendo e o que acontecerá no futuro. Aqui, só por isso, já modifica e muito essa linha temporal.

Uma nova realidade se forma

Aqui que as coisas ficam complicadas. Ao descobrir tudo que vai acontecer e com as partículas Pym em seu poder, o Titã Louco parte como um relâmpago para o presente dos Vingadores, o futuro para ele. Logicamente, a batalha se desenrola, Thanos é derrotado, os heróis vencem, mas não sem perdas. Mas aqui é que o multiverso se torna mais real. Quando Thanos viaja a nove anos no futuro e ele e todo seu exército deixam de existir, então, tudo o que ele fez nessa realidade não acontece naquela outra. Se tornou outro universo. Lá, os Vingadores não tiveram que enfrentar Thanos, não foram derrotados, as joias do infinito que só foram achadas depois de 2013 não foram descobertas, ele não atacou vários mundos neste período, não matou Loki (embora com a fuga do Loki em Nova York, ele poderia já ter sido salvo desse destino), nem ter matado metade dos asgardianos na fuga de Asgard e tudo mais que vez durante este 9 anos. Ao mesmo tempo, Nebula não teria caçado Gamora e ambas não teriam virado amigas. E Gamora, como também viajou junto ( lembrando que a Gamora do presente morreu), ela não teria ido ao encontro de Quill depois dele ter recuperado a joia do poder e não faria parte dos Guardiões da Galáxia, embora até mesmo poderia não existir Guardiões da Galáxia, visto que ela teve a principal participação para acontecer a união do grupo.

O ser mais poderoso do universo?

E o Capitão América prova que estava em outra realidade

Até aqui, não há como negar, a morte de Thanos consolidou uma nova realidade. Quando o Capitão América retorna, mesmo que os autores do filme insistam em dizer que era a mesma realidade, podemos perceber que não é. O Cap, ao devolver as joias, percebeu que ali era um outro universo, idêntico ao dele, então, com o universo em paz e sem nenhum semi-deus querendo destruir tudo, ele preferiu ficar, encontrar seu grande amor, lutar lutas mais simples, e quando já estava velho e cansado, talvez, logo após a morte de Peggy, pegou o escudo, usou as partículas Pym, voltou minutos anteriores ao momento que partiu, para entregá-lo ao Falcão. Deve ter pensado, “agora que não tenho mais nada neste outro mundo, vou para casa para morrer em paz.” Deve até mesmo ter encontrado, já velho, seu outro eu congelado. Mas há um problema. Como ele voltou com o escudo, esse escudo não poderia ser do Capitão dessa realidade, não faria muito sentido ele ter aberto mão. Mas como ele viveu décadas lá, pode ter conseguido que o Pantera Negra Tchaka, pai do atual Pantera Negra Tchala, que tem em suas terras Vibranium que não acaba nunca, fizesse um novo para ele. Até se tornado amigo do Capitão dessa realidade. Então, o Capitão viu tudo o que aconteceu neste novo mundo. Também, ele sabendo que de tudo que aconteceu até o ano de 2023, salva o Bucky, fazendo que nunca vire o Soldado Invernal e derrota a Hidra antes de se infiltrar na Shield. Realmente muda totalmente esse universo.

Digno do poder de Thor

Então, desse modo, os Vingadores atravessaram o tempo e criaram um novo universo, que está mais dentro da teoria da física quântica. Desse modo, criaram o conceito do multiverso no MCU, o que com certeza, será explorado, talvez sutilmente, talvez bastante. O novo filme da Marvel, Homem-Aranha já deu a entender que esse conceito será explorado. Como, só começaremos a saber após a estreio do filme. Mas uma coisa já é certa, mais uma vez a Marvel se reinventa no cinema e aumenta o escopo para boas e interessantes histórias destes personagens que nos cativaram durante esses 11 anos. Não tenho partículas Pym para viajar para o futuro nem uma joia do tempo, mas prevejo o futuro da Marvel bem parecido com o presente, espetacular.

1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.