hulk1

O Incrível Hulk, o segundo filme da Marvel Studios, que sofreu com uma produção extremamente conturbada, teve a infelicidade de vir logo após um filme que havia sido um enorme sucesso de público e crítica, que foi Homem de Ferro.

Ao contrário do filme de Favreau, que não teve antecessor, O Incrível Hulk foi inicialmente colocado como um sucessor natural do filme de 2003 de Ang Lee, Hulk, que já havia sido uma decepção. A Universal (que possuía todos os direitos do personagem na época) pretendia originalmente fazer uma sequência direta do filme de 2003, porém não conseguiu iniciar a produção a tempo, e a Marvel recuperou os direitos de produção e licenciamento para o personagem. A ressalva era que a Universal manteria os direitos de distribuição de quaisquer sequências do Hulk. Ainda tem esses direitos, e é por isso que não tem havido um filme do Hulk desde então.

hulk2

Pouco tempo depois, de recuperar os direitos a Marvel Studios fez planos para autofinanciar um reboot, com a intenção de distribuir pela Universal. Esta foi uma rara oportunidade para a Marvel sair do vigente acordo de distribuição com a Paramount. O acordo permitiu simultaneamente que a Marvel mantivesse o controle criativo total. E como um dos personagens mais reconhecíveis da Marvel, o Bruce Banner/Hulk era um elemento fundamental. Este filme também deu à Marvel uma segunda chance para acertar as coisas.

O diretor Louis Letterier manifestou interesse em dirigir o Homem de Ferro. No entanto, a Marvel acabou por oferecer-lhe o Incrível Hulk. Ele concordou em participar do projeto depois de saber que o filme não seria uma continuação do filme de Lee e que inclusive não precisaria remontar à origem do personagem. Isso permitiu que o diretor colocasse sua própria marca no material. Letterier começou a desenvolver arte conceitual sem um roteiro. A Marvel contratou Zak Penn para escrever o roteiro do filme, e assim O Incrível Hulk estava oficialmente em pré-produção.

hulk3

Penn insistiu em tornar o filme uma mescla tanto do o Hulk, da série de tv de 1978 quanto para os quadrinhos de Bruce Jones. Ele finalmente completou três rascunhos do filme antes de sair para promover outro filme, The Grand, que ele dirigiu. Normalmente, isso não seria um problema, mas o roteiro ainda não estava em ótima forma. Isso deixou os cineastas tendo que enfrentar uma janela de lançamento muito próxima. Forçados a continuar com o projeto, a única peça importante a ser colocada foi o ator que poderia incorporar o papel principal. É aí que Edward Norton se encaixa na foto.

Embora Letterier quisesse Mark Ruffalo para o papel, Norton acabou por ser chamado para estrelar o filme e estava hesitante – aparentemente devido ao seu descontentamento com o roteiro – mas acabou assumindo o papel com a ressalva de que atuaria como também roteirista. Ele então aceitou reescrever o roteiro em cerca de um mês e, pasmem, ele completou essa missão. Norton realmente contribuiu com mudanças de personagem e diálogos, bem como a correspondência inicial de Bruce com Samuel Sterns. No entanto, a ele foi finalmente negado um crédito por escrito pela Associação de Escritores da América.

hulk4

Apesar das constantes alterações de Norton no roteiro, para distanciar o filme do Hulk de 2003, a produção foi relativamente tranquila e o filme foi finalizado dentro do prazo. No entanto, a natureza fragmentada do filme final começou a tomar forma durante o processo de edição. Foram guerras internas na edição que diminuíram o filme e o deixaram desconectado do MCU. Após as primeiras exibições de testes, o corte de quase três horas foi diminuído significativamente. Norton e Letterier preferiram o corte mais longo e introspectivo do filme. Mas o alto escalão da Marvel Studios estabeleceu um filme de ação / aventura mais curto e rápido. Este último é o corte que finalmente chegou aos cinemas. Por causa dessa batalha, o filme se sente em desacordo consigo mesmo.

No papel, é fácil ver como o Norton pode incorporar a dualidade do Hulk e do Bruce Banner. Mas ele ainda era uma escolha pouco convencional para o personagem. A interpretação de Norton do Hulk está mais enraizada em encontrar a humanidade no Banner do que qualquer outra coisa. Embora a versão de Norton para Banner fosse bem interessante, era a interpretação do Incrível Hulk que realmente se perdia. Ele só parecia interessado em interpretar Banner. Não há parte da sua atuação que brilhe no próprio Hulk.

hulk5

Verdade seja dita, a direção em O Incrível Hulk é realmente bastante sólida. Enquanto o estilo de filmagem de Jon Favreau no Homem de Ferro era mais clássico por natureza, o estilo de Letterier era exatamente o oposto. Ele usava movimentos cinéticos e uma câmera frequentemente portátil para ajudar a vender a batalha interna constante de Banner. A direção de Letterier está sempre enraizada no personagem. No entanto, as edições do filme costumam parecer desconexas com alguns saltos e cortes que não fazem sentido. Não é totalmente culpa de Norton, mas a sua contribuição criativa no set e na área de edição certamente não foi uma visão compartilhada pela Marvel. Ambos os lados deveriam saber disso desde o começo.

Edward Norton é notório por exercer sua própria visão criativa em seus filmes. Ao trazê-lo como ator e escritor, a Marvel finalmente condenou o filme. A longo prazo, isso levou a Marvel Studios a limitar o controle criativo de seus cineastas. Tudo considerado, O Incrível Hulk é um filme que – como o personagem do título – está muito em desacordo com ele mesmo. E por isso que é tão facilmente esquecível

Veja os outros artigos da Retrospectiva Marvel

Homem de Ferro (2008)

O Incrível Hulk (2008)

 Homem de Ferro 2 (2010)

Thor (2011)

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Os Vingadores (2012)

 Homem de Ferro 3 (2013)

Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Anúncios

7 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.