Resultado de imagem para iron man 3

OS Vingadores da Marvel foi um enorme sucesso de 1,5 bilhão de dólares, o filme de heróis com a maior bilheteria até o momento. E uma grande conquista milagrosa em si. Mas para a Mervel Studios chegar até Vingadores Ultimato, ainda havia muito chão pela frente. Depois do sucesso do filme que reuniu todos os principais heróis, agora a Marvel deveria provar que podia continuar fazendo seus filmes solos para cada um deles novamente. E novamente o começo caiu nos ombros metálicos de Homem de Ferro 3.

Para fazer o novo Homem de Ferro, a Marvel precisava ir atrás de um novo diretor. Jon Favreau já havia divulgado que não retornaria a cadeira de diretor para a sequência, embora fosse o produtor e ator, interpretando o papel que já fazia deste o primeiro filme, do chofer e amigo de Stark, Happy Hogan. Problemas de contrato entre Favreau e Ike Perlmutter, CEO da Marvel Entertainment foram impossíveis de contornar, com Perlmutter querendo pagar menos do que o diretor merecia. Na verdade Perlmutter tinha problemas com todos os diretores e atores, porque não queria pagar o valor que estes exigiam.

Resultado de imagem para iron man 3
Downey Jr sendo dirigdo por Shane Black

Então, Robert Downey Jr, foi determinante para escolher o diretor, afinal era o rosto da Marvel e também umas das mentes criativas, pois ele ajudou e improvisou muito no primeiro filme, o tornando um sucesso. O diretor escolhido por Downey Jr, foi Shane Black. O diretor foi responsável não apenas pela renascimento de sua carreira ao contratá-lo par o filme Beijos e Tiros, como ajudou nos roteiros dos dois filmes do Homem de Ferro, sem créditos.

Famoso por ter escrito Máquina Mortífera e “The Long Kiss Goodnight”, e passou a dirigir com o cultuado filme Beijos e Tiros, com Robert Downey Jr em 2005. Black assinou para dirigir Homem de Ferro 3 em fevereiro de 2011, e em março, foi contratado Drew Pearce (Hotel Artemis) para co-escrever o roteiro junto de Black.

Resultado de imagem para iron man 3 shane black
Shane Black foi escolhido a dedo por Robert Downey Jr

Shane Black não estava interessado em trabalhar com um co-roteirista que ele nem conhecia, mas acabou se envolvendo bastante com Pearce no roteiro. E usaram a saga dos quadrinhos, Extremis como base para a aventura, mas saíram bastante para poderem encaixar um vilão que deveria ter aparecido no primeiro filme, o Mandariam. Como a Marvel, durante a produção percebeu que o personagem não cabia bem no roteiro e não conseguia um jeito de não apresentá-lo de modo racista e estereotipado, promoveu o vilão secundário, Obadiah Stane para o principal vilão do primeiro filme.

Quando Black e Pearce esperavam adaptar o Mandarim diretamente, a Marvel não quis que fosse o verdadeiro Mandarim. A Marvel queria que o personagem fosse o Mandarim no primeiro momento, mas depois deveria mostrar que não era. Mas exigiram que a casa e do laboratório de Stark tinham que ser destruídos.

Resultado de imagem para iron man 3 mandarin
Muitos fãs detestaram esse falso Mandarim, mas a atuação de Ben Kingsley foi hilária.

A ideia era trazer a aura do primeiro filme, com Tony perdendo todos os seus “brinquedos” e ter que começar uma jornada mais intimista. Fazer ele voltar para a “caverna” era o pano de fundo da história. Durante o desenvolvimento do roteiro, Pearce sugeriu que o Mandarim fosse uma marionete, que o verdadeiro vilão estaria puxando as cordas. Black gostou da ideia. Ao levar a ideia a Marvel, eles achavam que poderiam ser demitidos, mas ficaram surpresos que Kevin Faige gostou da reviravolta. Black defendia que isso seria muito mais interessante que mostrar o verdadeiro Mandarim.

Anos depois, Black defendeu sua visão, pois para ele, era mais interessante mostrar uma história que surpreendia o expectador do que uma história obvia. Embora o toque do Mandarim tenha sido bem aceita pela Marvel, sua história causou controvérsias. Como já foi visto no filme, o vilão por trás do Mandarim era Aldrich Killian (Guy Pearce), só que no roteiro original da dupla o vilão era Maya Hasen (Rebecca Hall). Killian era um vilão menor. Acontece que o CEO da Marvel, Ike Perlmutter, achou inaceitável.

O grande problema era que um vilão feminino não venderia brinquedos. Então, eles tiveram que mudar o roteiro e a história seguiu outro caminho, por causa de brinquedos. Não era um problema de Feige, mas da Marvel não perder dinheiro, disse Black.

Resultado de imagem para iron man 3 rebecca hall
Rebecca Hall tinha maior participação quando assinou o contrato e terminou com uma participação bem reduzida. A personagem iria ser a grande vilã, mas Perlmutter achou inaceitável

Feige não suportava trabalhar com Perlmutter, pois ele tinha ideias terríveis, era problematico com contratos, tentou até não renovar o contrato da principal estrela da Marvel, Downey Jr e cansado de tanta intromissão, colocou a Disney na parede. Ou ele não se reportava mais a Perlmutter, ou deixava a Marvel. Alan Horn, não querendo perder o responsável pelo sucesso da Marvel, atendeu o pedido e então, agora a Marvel Studios era independente e Feige iria se reportar a Horn diretamente. Mas na época, Perlmutter era o chefe e a ordem era que o vilão não poderia ser mulher e então foi feito a mudança para Killian ser o vilão.

Jessica Chastain, que estava originalmente negociando o papel antes de mudar seu status para vilã, deve ter desistido quando o papel perdeu importância. Rebecca Hall também disse que o papel da personagem ia sempre mudando durante a produção. Hall disse que assinou para sua personagem ir até o final do filme, mas durante as filmagens, a avisaram que ela tinha que morrer com um tiro, fazer essa cena e mais uma com Downey Jr.

Resultado de imagem para iron man 3 guy pearce
Killian foi promovido a vilão principal porque a Marvel queria vender brinquedos

Em maio de 2012 as filmagens começaram no Carolina do Norte, e durante toda a produção o filme continuou a passar por mudanças. Black elogiou muito trabalhar com Feige e a Marvel, mas admitiu que foi muito difícil filmar o Homem de Ferro 3.

Embora os papeis de Rebecca Hall e Stéphanie Szostak foram diminuídos durante a produção, a maior mudança foi de Trevor Slattery, de Ben Kingsly, ator fracassado que servia a Killian como o Mandarim. Ele teria uma cena que morreria de uma maneira espetacular. Mas Pearce disse que na edição final acabou ficando muito bobo. Na cena em questão, Trevor rouba um dos injetores do Extremis e agarrado a ele, explode. Bem Monty Python, disse Pearce.

Com tantas mudanças de enredo, Downey acabou se ferindo e teria que se ausentar durante 6 semanas. Como a produção não poderia parar, o pessoal dos efeitos especiais criaram um clone digital para o ator, em cenas que não fossem close-up ou tivessem diálogos

Resultado de imagem para iron man 3
Tony tem síndrome de pânico pelos eventos de Os Vingadores

Então, a estrear em maio de 2013, Homem de Ferro 3 foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando no primeiro final de semana, 174,1 milhões de dólares, o segundo melhor final de semana da história do cinema, atrás apenas de Os Vingadores. O filme arrecadou US$ 1,215 bilhão, sendo o segundo filme da Marvel a ultrapassar o bilhão, mas não seria o último. Homem de Ferro 3 provou que o público estava ansioso para novas aventuras solo dos Vingadores.

Embora os críticos ficaram satisfeitos com o filme e com a direção de Shane Black em fazer reviravoltas, os fãs mais fervorosos tiveram reações negativas por causa das mudanças que fizeram no Mandarim. Embora o filme fosse um sucesso, a Marvel ficou chocada com os sentimentos negativos dos fãs e para tentar se desculpar, fizeram um curta, onde Trevor diz que o Mandarim existe.

Resultado de imagem para iron man 3
Tony faz amizade com o pequeno Harley. Ele voltaria no final de Ultimato

Uma das grandes dúvidas que assolou a internet foi se haveria um Homem de Ferro 4. A verdade é que Robert Downey Jr terminava seu contrato com a Marvel neste filme. Em 7 de maio de 2013, poucos dias depois da estreia do Homem de Ferro 3, Downey começou as negociações para voltar para os Vingadores 2 e 3, mas não para volta para um Homem de Ferro 4. Para Downey o terceiro filme-solo era o final para aventura individual de Tony Stark, mas ele voltaria para participar de mais três filmes dos Vingadores, Capitão América: Guerra Civil e Homem-Aranha de Volta ao Lar.

Resultado de imagem para iron man 3
Peper Potts em um momento de fúria. Ao ser injetada com Extremis, ela destrói na mão uma das armadura de Stark

Mesmo que muitos tenham um problema com o Homem de Ferro 3, é um filme que mostra a evolução do personagem como herói e como pessoa. O faz conectar com o ser-humano que está dentro dele, de forma que chega como o herói que se sacrifica em Vingadores Ultimato. Mesmo que não seja perfeito, o filme cumpriu sua função.

Resultado de imagem para iron man 3
Stark com a armadura Mark 42

Veja os outros artigos da Retrospectiva Marvel

Homem de Ferro (2008)

O Incrível Hulk (2008)

 Homem de Ferro 2 (2010)

Thor (2011)

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Os Vingadores (2012)

 Homem de Ferro 3 (2013)

Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Anúncios

6 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.