A criação do Homem do Único Soco, se formos adaptar para nossa língua, é bem diferente. Começou como uma webcomic criada por um artista que usou um pseudônimo One em 2009. Em 2012, graças ao incrível sucesso do mangá digital, ele foi recriado e lançado no site Young Jump Web Comics e em 2015 ele finalmente foi transformado em anime feita pela Madhouse, chegando a Netflix em 2017. Uma segunda temporada está sendo produzida pela J.C.Staff.

Você diria que essa careca é o ser mais poderoso do universo?

O anime conta a história de Saitama, um herói amador que mora em uma das cidades fictícias do Japão, onde a mais importante é a Cidade Z, onde mora Saitama. Nesta história, monstros são comuns e atacam humanos, sendo que estes são defendidos pelos heróis profissionais, registrados na Associação de Heróis. Saitama era uma pessoa comum, até que durante três anos de treinamento o deixaram super-forte. Na verdade ele ficou tão poderoso que pode matar qualquer monstro (na verdade qualquer coisa) com um único soco. Além de ter superforça, também se tornou veloz e indestrutível. O problema é que ele está sempre entediado, pois não há mais a emoção do desafio, não há nem luta, pois um único soco e tudo acaba. Durante suas aventuras ele vai conhecendo outros personagens, ente eles um que acaba se tornando seu discípulo, o ciborgue Genos. Ele convence Saitama a entrar com ele para a Associação de Heróis para se tornarem oficiais e terem reconhecimento pelas suas ações em salvar a cidade dos monstros.

One Punch-Man é rico em personagens interessantes

One Punch-Man é uma série interessante, pois aborda um tema que a anos vem deixando os roteiristas do Superman de cabelos brancos. Como fazer histórias interessantes em um super-herói que é praticamente invencível? Com muta comédia e criatividade, One Punch-Man consegue. Utilizando o recurso de comédia, a persona de Saitama é um achado. Ele é desenhado de modo bem diferente do restante do mangá. Enquanto os personagens e cenários são detalhados, Saitama sempre é desenhado simples, sem muitos detalhes de sombra e uma forma nada ameaçadora, com a cabeça oval, sem sobrancelhas, com cara de paisagem ou como se não estivesse entendendo nada. Mas quando ele está lutando série, com empolgação, ele fica tão bem detalhado quanto o restante. Esse recurso de desenhá-lo simples é uma forma de mostrar que ele aparenta ser nada interessante e muito menos que seria o ser mais forte deste universo. Isso acaba sendo mostrado na própria série, onde apenas poucos conhecidos dele sabem ou percebem que ele é o mais poderoso dos seres.

Não se engane, ele não está sofrendo dano físico, é apenas raiva para uma cena cômica

Mas o grande trunfo da série não é dar todo o destaque para Saitama. Afinal, as lutas dele nem são lutas e elas só duram enquanto ele ainda não socou ninguém. O destaque mesmo é para seus coadjuvantes, que são muito bem trabalhados. Deste seu discípulo, Genos, os heróis da Associação de Heróis, até os monstros, estão entre os melhores personagens dos animes. Assim, todo o drama, ação e desenvolvimento da história fica a carga deles. Mas não pense que Saitama não tem função ou é um personagem desinteressante. Pelo contrário. Com poder de derrotar qualquer adversário com um soco, ele poderia se tornar um personagem chato e raso, mas o criador da série foi inteligente ao colocá-lo como um personagem cômico, sem ser bobo. Ele é desenhado diferente até para ficar mais fácil de vermos suas nuances cômicas. Ele tem tédio porque não pode ser vencido, diz até que não tem nenhum sentimento, mas sempre há alguma coisa que o deixa logo estressado. Fica sem graça e envergonhado quando esquece sua carteira e não tem dinheiro para pagar a conta. Ele é hilário e ao mesmo tempo, quando precisa resolver as coisas, resolve.

Saitama diz que não tem mais nenhuma emoção, mas está sempre se estressando e se envergonhando por alguma coisa.

E piada é algo que não falta no anime. Até a classificação dos heróis existe, fazendo piada com os ranks que os fãs acabam fazendo com os seu heróis preferidos da Marvel, DC, etc. O Saitama é o mais forte, mas quando se inscreveu para a Associação de Heróis, seu rank foi baixo por causa da prova escrita, mesmo tendo sido ótimo na prova prática, que temos que admitir, também não era lá grandes coisas para avaliar o poder de alguém. Desse modo, ele se tornou herói rank C enquanto seu discípulo, Rank S, o mais alto grau. E piadas são feitas o tempo todo sobre isso.

As vezes o soco mais simples pode pulverizar o adversário

A segunda temporada ainda não estreou na Netflix, mas no mangá, One Punch-Man já ganhou mais personagens e tornou as histórias ainda melhores. E Saitama ficou mais engraçado ainda, agora que tem mais interação com eles. Mas o grande destaque nesta nova temporada sem dúvida é Garou, um novo vilão humano que é tão forte que pode vencer até mesmo os monstros. Mas ele se considera um monstro e está caçando heróis. Ele tem uma história dramática, embora simplista, mas que casa bem com a série e ele é um ótimo contraponto para o Saitama.

Garou, o cara com cabelo prata a lá Wolverine do lado esquerdo é o melhor vilão do anime

One Punch-Man é uma série interessante, um dos melhores animes que já vi, com muito humor, ação e com uma história que vai se desenvolvendo bem organicamente. E tem muitos personagens carismáticos, interessantes e vilões que realmente são fortes e originais. Mas o mérito foi fazer a história do Homem que derrota qualquer um com somente um soco, não sendo o herói que todos esperam que salve o dia, mas que ele seja o cara que salva o dia, na maioria das vezes estando no local por pura sorte. E também utilizar muito bem os coadjuvantes, fazendo a história fluir. Desse modo, as possibilidades de eventos são ilimitados. Os escritores do Superman poderiam buscar essas ideias com Saitama. Não ser uma cópia, nem ser cômico, mas fazer as histórias serem mais centradas no Homem de Aço e nos seus coadjuvantes do que nas ameaças e poderes. Talvez, assim, suas revistas fariam mais sucesso.

Saitama só é desenhado detalhadamente quando está lutando à sério

A segunda temporada de One Punch-Man ainda não tem previsão de chegar na Netflix.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.