O universo dos quadrinhos é muito peculiar. As leis da física são um pouco diferentes, as pessoas podem ganhar poderes, nascer com eles ou ser deuses. Podem morrer e ressuscitar, podem voar e amassar aço com as mãos. Neste universo, mesmo heróis humanos podem derrotar deuses cósmicos. Tudo é possível, a imaginação (do roteirista) é o limite. Mas até neste mundo, é necessário coerência. E isto, muitas vezes é esquecido.

O que vou falar pode ser até contra intuitivo, afinal você pode dizer: ” Fala sério, se um cara pode voar, qual o problema ele levar um pau de um humano normal, mesmo que esse cara que voa seja invulnerável?” Bom, se levarmos em conta que poderes, que não existem, fazem parte deste universo e eles tem sua coerência, podemos usar a lógica para descrever como as coisa podem funcionar, mesmo com pseudo-ciência utilizada nas HQs. Então vamos analisar os confrontos dos super-heróis e vilões e usando o raciocínio lógico, explicar porque não é possível um ser com superpoderes perder para um humano normal.

Superman poderia matar o Batman só com um soco

Ok, este está batido, mas vamos começar pela maior treta dos quadrinhos. Batman é um homem extraordinário, com uma mente analítica das mais incríveis da DC, capaz de se antecipar a qualquer problema e já prepara contra-medidas para impedir qualquer ação que possa se apresentar. Além de ser mestre em vários estilos de luta, também é praticamente um ninja, pois age nas sombras e se torna praticamente invisível. Em outras palavras, no nível humano, ele é o ápice tanto em mente quanto fisicamente. Então, contra todos os outros humanos sem poderes, Batman está no topo. Mas não tem como vencer o Superman.

Superman é um alienígena, possui uma gama de poderes que o tornam praticamente um deus, além de que sua raça era tecnologicamente milhões de anos à frente da tecnologia da Terra. E ele aprendeu sobre seu povo, em literatura e tecnologia. E já foi mostrado que ele pode construir coisas que somente um kriptoniano poderia. Ou seja, além de ser superpoderoso, com força, invulnerabilidade, voo, visão de calor, raio-x, superaudição, etc, ele ainda possui uma mente mais avançada que um humano. Como ele conseguiu perder várias vezes para o Batman? Simples, contra todas as possibilidades, contra a lógica, é porque os roteirista assim o querem.

Superman dá uma chamada no Batman, prometendo que se tentar socá-lo de novo, ele não se move e o Batman quebra todos os ossos da mão. Superman só é acertado se quiser ( ou os roteiristas assim quiserem)

Não adianta dizer que Batman se prepara, ele tem uma mente que acharia qualquer fraqueza e iria usar contra o super, que o Homem de Aço não mata (essa não sei porque falam que é um motivo que o Super perderia, afinal o Batman também não mata) As justificativas são todas derrubadas quando você vai para a luz da lógica. Veja bem, Superman tem superaudição, pode enxergar através da parede, mas você pode dizer, “Mas ele não enxerga através do chumbo. Sim, não enxerga, mas ele tem superaudição, ele pode escutar até a trombada entre átomos. E tem supervelocidade, que se equipara ao Flash, e ainda consegue pensar nesta velocidade, ou seja, quase na velocidade da luz ele já formulou milhões de ações contra o Batman.

Mas o que acontece nos quadrinhos? Os roteirista emburrecem o Superman, o fazem nem usar seus poderes. Fala sério, um cara com supervelocidade é pego tão facilmente. Então, quando lança uma kriptonita, ele simplesmente se deixa vencer. E um único soco dele poderia matar o Batman. Pior que ele é temido por todos da Liga, o respeitam até demais. O recurso é o mesmo, todos na Liga são emburrecidos para que o Batman pareça o mais inteligente. Ele pode até ser o Líder, mas na verdade os roteirista o fazem para que tenhamos um humano entre deuses, liderando-os, e nos fazendo orgulhosos que com treinamento, força de vontade e perseverança todos podermos mandar até em deuses. Forçam demais a barra, pois Batman é hoje o herói mais popular.

Essa meme parece piada, e é piada, mas realmente é um recurso usado pelos roteirista nas HQs

Quando o Batman tentou enfrentar a Mulher Maravilha no especial Mulher Maravilha Hiketeia, ela o derrotou facilmente, deixando o Morcego no chão. Ele perdeu porque, além da Princesa Amozona ter super-força e super-velocidade (e ela não usou nenhum poder), ela vem de uma raça de guerreiras que passaram milênios treinando e passaram todo esse conhecimento de combate para uma pequena Diana, que treinava deste que aprendeu a andar. Mesmo ele sendo um mestre em várias artes de combate e treinado deste garoto, Diana foi treinada como guerreira, para guerras que Batman nunca viu ou possa ver. E foi treinada para matar. Por máximo que se prepare, ela tem isso tudo e mais super-poderes. Não teria como durar muito.

Numa luta, Batman não ganha de ninguém da liga. Só que os roteiristas insistem em fazê-lo ganhar. Aqui Mulher Maravilha humilha o morcego

Uma das características mais lembradas pelos seus companheiros da Liga é suas contra-medidas. Ele se preparou para derrotar todos da Liga e na saga Torre de Babel, os vilões conseguem os planos do Batman e atacam a Liga da Justiça. E como estão participando de uma aventura onde o Morcego também participa, ele ficam burros novamente e somente com a ajuda do Batman, conseguem se livrar. Agora, se ele consegue fazer algo assim contra a Liga, como ele não faz as mesmas contra-medidas contra os vilões? Veja bem, ele luta há 80 anos contra o Coringa. Décadas contra todos sua galeria de vilões e sempre precisa suar, quase morrer para vencê-los. E a maioria não tem poderes.

Batman vence qualquer membro da Liga, mas quando enfrenta um vilão, como o Flash reverso, leva o maior pau. Se ele consegue ganhar o Flash, como perde para o vilão que tem os poderes idênticos?

A questão é que o Batman funciona perfeitamente no seu universo, onde não há superpoderes, seus vilões são praticamente humanos e ele vive enfrentando muitos criminosos comuns. Mas quando está na Liga, forçam a barra para mostrá-lo que ele é mais inteligente (tirando a inteligência dos outros membros) e fazendo seus poderes são serem usados.

Para não dizer que estou pegando no pé do Morcegão, veja outro que sofre com esse mesmo problema. O Homem-Aranha é um dos heróis mais poderosos. Com poderes de aderir a qualquer superfície, super-força, velocidade e agilidade sobre-humanas, além de um sentindo que o avisa do perigo, ele dificilmente tinha algum problema com vilões normais, embora tinha muita luta contra sua galeria de super-vilões. Ele era tão poderoso que enfrentou o Fanático. Como o vilão era imparável, ele jogou de tudo que pode imaginar, uma bola de demolição, fez um prédio cair em cima dele e até um caminhão-tanque. Só faltou a pia da cozinha. E não conseguiu nada. Só o derrotou quando usou a inteligência e o fez andar até uma piscina de concreto e ele afundou nela. Quase não conseguiu sobreviver. E durante anos foi assim. Mas nos anos 2000 começou o problema dos poderes falharem com as pessoas normais.

Quando o Homem-Aranha estreou na revista Marvel Knights, ele tinha sido espancado pelos seu vilões, como nunca tínhamos visto. E olha que ele os enfrentava há anos. Pior foi com a Gata Negra. Uma ladra excepcional, mas que não tem nenhum superpoder, consegue derrubar o Aranha que tem super-força e agilidade sobre-humana. E ainda o prende com sua própria teia. Onde estava o sentido de aranha? É o mesmo problema da Liga quando o Batman está perto e enfrentando eles? Pior que isso virou lugar comum, qualquer um hoje consegue bater e derrubar o Aracnídeo. Durante a saga do Devorador de Pecados, Peter abalado com a morte de sua amiga, a Capitã de polícia Jean Dewolff que foi morta pelo Devorador e houve até uma briga com o Demolidor. O herói cego tem super-sentidos, nada mais que isso. O resto é normal, força, agilidade e sabia que enfrentar o Aranha era uma luta perdida. E perdeu, com facilidade. Mas na mesma aventura que a Gata Negra o derrotou, nesta o Demolidor e o Aranha lutam e ambos caem detonados. Mas um problema dos poderes não funcionarem contra pessoas sem superpoderes? Deve ser viral.

E uma das piores já acontecia nos anos 60 com o Cabeça de Teia. O Rei do Crime era um personagem que foi criado na revista do Aranha, para ser inimigo dele. Tanto que nesta época ele era o tipico vilão, que ia à campo para praticar os crimes com seus capangas. E já lutou contra o Aranha mano a mano. Tinha uma justificativa que o Rei não era gordo, aquela banha lá era músculos sólidos(!). Mas mesmo assim, embora fosse muito forte, ele era humano, não tinha com enfrentar um cara como o Aranha que tinha super-força e todos os seu outros poderes. E porque, em vez de lutar, ele não só tacava teia nele? É estabelecido que nem o Hulk consegue arrebentar a teia. Infelizmente, hoje é comum o Aranha apanhar de todo mundo.

Wolverine é um personagem que sempre teve muito apelo com os fãs. Ele é um mutante que possui supersentidos, ossos revestido com adamantium, assim como suas garras, que saem do dorso das mãos. Embora seja mais forte e ágil que um humano, seus níveis não são tão grandes. Ele já enfrentou tanto vilões quanto heróis e conforme sua força não é tão maior que uma pessoa normal, ele nunca conseguiu cortar os super-heróis com peles indestrutíveis. Não que as garras não poderiam, ele que não tinha força suficiente para tanto.

Wolverine ataca Namor com sua garras e não consegue perfurar sua pele invulnerável
Aqui, pode ver que não conseguiu perfurar sua pele, só rasgando sua roupa

Mas chegamos nos anos 2000 e começa a ter mais poderes, que eram conseguir cortar agora até quem tinha pele indestrutível. E graças ao filme X-Men de 1999, seu fator de cura começou a ser tão rápido quando neste filme. Antes, ele levava um bom tempo para se curar. Depois do filme, era quase instantaneamente, até chegar a se tornar praticamente imortal.

Agora ele, mesmo com a mesma força, era capaz de perfurar a pele de Namor.

E começou a conseguir perfurar todo mundo com suas garras. Como já disse, o Adamantium é o metal mais forte do universo Marvel, e conseguiria mesmo furar. Mas Wolverine não, ele teria que ter a força desses personagens para conseguir isso. Mas, talvez para dar um ar mais durão para o Logan, fizeram ele ser o terror até dos heróis. E ele conseguiu até contra o Hulk, que na sua aventura de estreia na revista do Golias Verde, ele tentou e não conseguiu. Mas em uma aventura desenhada por Tod McFarlene, ele começou a perfurar o Hulk e isso ficou até hoje.

Agora Wolverine consegue perfurar a pela do Hulk. Abriu a porteira para essas cenas sempre acontecerem
E Wolverine fez disso seu passatempo

Mas se você acha que Wolverine era imune aos roteiristas que adoram fazer que os humanos comuns ganhem dos superpoderosos, se enganou. Ele também foi vítima desse mal. Lutando contra o Justiceiro, Wolverine foi humilhado, pois teve o rosto arrancado à bala, levou um tiro nos países baixos e ainda foi esmagado com um trator. E Wolverine, contra um humano normal, com seus poderes e garras que cortam qualquer coisa, perde para alguém sem poderes. Ele conseguiu perfurar o Hulk e Namor e não consegue nem chegar perto o suficiente para atacar o Justiceiro?

Ai caramba, não pode mais ter filhos. Calma, tudo se regenera, até a cara de caveira.

Na minissérie atual, Heróis em Crise, Arlequina faz o impossível contra a trindade. Bate no Batman, e consegue fugir do Superman e Mulher Maravilha. A Mulher Maravilha, vendo o Batman com a corda no pescoço (literalmente), diz para o Superman não atacar, pois Arlequina iria conseguir enforcá-lo antes que o Super conseguisse impedi-la. Como é? E onde estava a supervelocidade dos Superman e Mulher Maravilha? Vamos ser coerentes, se os dois têm supervelocidade e a Arlequina não, por que raios eles não fizeram nada? E ela ainda conseguiu fugir dos dois. E não podia deixar de ainda lutar e quase matar o Gladiador Dourado, que tem uma roupa com tecnologia do futuro que podia derrotá-la e ainda assim perdeu. Pior ainda, todos achavam que ela matou os heróis que estavam no Santuário. Eles tinham poderes, como ela iria conseguir matar tantos heróis? Se, pela lógica, um já era quase impossível, imagina vários, uns vinte pelo menos.

Arlequina conseguiu tirar o laço da Mulher Maravilha e ainda dar um cacete no Batman. E Superman e Mulher Maravilha só olham? Cadê a supervelocidade?

Como pode ver, não é somente as leis da física que são diferentes no universo das HQs, mas também a inteligência. Pois só isso pode explicar como heróis sem poderes conseguem vencer aqueles que tem muito poder. Então, o maior poder é não ter poderes. Assim, aqueles sem poderes, na verdade deve ser seus poderes ocultos de fazer o poder dos mais fortes falharem, conseguem prevalecer sobre os mais fortes. Isso sim que é poder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.