Quando a Marvel decidiu criar um estúdio para produzir seus próprios filmes, ela praticamente não tinha seus mais famosos personagens. Homem-Aranha, X-Man, Quarteto Fantástico, estavam todos com outros estúdios. Então, o que a Marvel Studios tinha, era personagens de segundo escalão. Quando o estúdio decidiu em fazer o seu primeiro filme com o Homem de Ferro, foi uma aposta ousada, afinal, Tony Stark não era conhecido fora dos mundo dos quadrinhos. E o que parecia ser mais um filme ruim de super-herói foi o grande acerto da Marvel e Homem de Ferro foi um sucesso. Alguns outros filmes dos heróis que a Marvel possuía, e outra grande aposta acabou se tornando outro grande sucesso, que quebrou recorde de bilheteria com 1,5 bilhão de dólares, se tornando em 2012 a terceira maior bilheteria da história. Mas o filme que era a aposta mais ousada ainda estava por vir. Em 2014, a Marvel entregou um filme com ambientação no espaço, só tinha um unico humano durante toda a película, um guaxinim falante e uma arvore senciente, um grupo obscuro do quinto escalão da Marvel chamados Guardiões da Galáxia. Contra todas as probabilidades, o filme foi um sucesso e um dos mais influentes do século XXI.

Os desajustados da Marvel. Ninguém, nem os fãs da Marvel conheciam esses personagens

Mas se você acha que o filme foi feito sem nenhum planejamento, saiba que o filme foi um dos primeiros que estava em desenvolvimento. Quando a Marvel começou a fazer seus próprios filmes, eles criaram um roteiro de projetos que eram desenvolvidos para serem produzidos ou não. Nicole Perlman, ficou responsável pelo roteiro de Guardiões da Galáxia e desenvolveu um roteiro que misturava vários quadrinhos do grupo. Perloman disse que havia meia dúzia de personagens que poderiam ganhar um filme, com personagens que eram até conhecidos, mas ele viu Guardiões e os pegou.

Chris Pratt estava muito acima do peso e teve que malhar pesado para ser o Senhor das Estrelas.

Com Guardiões da Galáxia, a Marvel percebeu que tinha a oportunidade de expandir o MCU para as aventuras cósmicas e introduzir Thanos e o enredo da Guerra Infinita. Como eram heróis totalmente desconhecidos, Perlman teve carta branca para explorar todas as possibilidades. A própria Perlman ficou surpresa quanta liberdade ela teve, para desenvolver o roteiro com a história que quisesse e qualquer personagem que ela gostaria de usar.

A formação dos Guardiões da Galáxia escolhida por Perlman foi Peter Quill, Gamora, Drax, o Destruidor, Rocket Raccoon e Groot, mas o principal vilão na maioria de seus rascunhos era Thanos. Isto é, até que a Marvel decidiu que queria usá-lo mais tarde. Só que Perlman acabou deixando o projeto por um tempo (o programa de roteiristas era um contrato exclusivo durante o qual escritores não podiam trabalhar em projetos externos), até que a Marvel a trouxe de volta em 2011 por um periodo de seis meses, até o projeto ganhar um diretor. Perlman sabia que uma hora seu roteiro seria reescrito, mas ela queria um projeto irreverente e cômico como os Guardiões.

Zoe Saldana interpreta Gamora, a maior assassina da Galáxia

Isso acabou acontecendo no início de 2012 a Marvel trouxe James Gunn para dirigir e reescrever o roteiro. Gunn foi uma escolhe improvável, pois só havia trabalhado com personagens brutos com Slither e Super, mas tinha feito o live-action de Scooby-Doo e escreveu o roteiro de Despertar dos Mortos de Zack Snyder. Peyton Reed, que acabou dirigindo o Homem-Formiga e Anna Boden e Ryan Fleck, ambos diretores fizeram Capitã Marvel, foram cotados antes de Gunn. A Marvel realmente tinha visão, pois não era porque não contratou os diretores que eles não iram poder fazer outros no futuro.

Gunn refez o roteiro de Pearlman totalmente, mas o assunto acabou se tornando um tanto controverso após o sucesso do filme. Oficialmente tanto Pearlman quanto Gunn são creditados como roteiristas do filme. Mas Gunn minimizou o papel de Pearlman em entrevista ao Buzzfeed, dizendo que embora o conceito estava lá, os personagens foram reescritos por ele. Além disse, mostrou descontentamento com a arbitragem da WGA, ao dizer que os elementos reconhecidamente famosos como o walkman e os arcos dos personagens foram todos criados por ele. E houve um relato que em 2012 a Marvel contratou Chris McCoy para reescrever o roteiro de Perlman, mas não recebeu qualquer crédito por isso e não ficou claro se teve alguma atribuição.

Rocket com a voz de Bradley Cooper e Groot com a voz de Vin Diesel, uma dupla improvável

Faige chegou a atribuir a maior parte da história a James Gunn, como o walkman,a história e o arco dos personagens, que eles se encontram em Xandar e só depois foram para a prisão, os papeis de Thanos e Ronan. Que Yondu e os Saqueadores foram todos ideias de Gunn.

Na reelaboração do roteiro, Gunn adicionou Nebula, tirou o papel de vilão principal de Thanos em favor de Ronan, reescreveu o Yondu um contrabandista e como figura paterna de Quill. Mas Gunn admitiu que foi dificil escrever as cenas de Thanos pois ele era uma peça importante no universo Marvel para Guerra Infinita. Como Thanos era mais importante para as bases do MCU do que para o filme, para Gunn foi muito complicado usar um personagem que não tinha função em seu filme, mas era importante para o futuro da saga do Infinito e não podia deixar Ronan de lado.

Dave Bautista faz Drax o Destruidor.

Guardiões da Galáxia é famoso por sua excelente trilha sonora, que Gunn usou até para escrever cenas para encaixar no filme ou as músicas eram escolhidas de acordo com as cenas. Foi um exaustivo processo de tentativa e erro. Mas Gunn revelou que ele teve que escolher entre 120 músicas.

Gunn continuava aprimorando o roteiro enquanto começou a escolha do elenco. Para Peter Quill, o Senhor das Estrelas, foram testados Joel Edgerton, Jack Huston, Eddie Redmayne, Jim Sturgess e Lee Pac , este último acabou interpretando Ronan. Outros atores considerados incluem Joseph Gordon-Levitt, Zachary Levi, Garrett Hedlund, James Marsden e Michael Rosenbaum, mas foi Chris Pratt quem ficou com o papel, embora ele quase não tenha conseguido. Semelhante a Chirs Hemsworth em Thor, Gunn não queria Pratt, que na época era mais conhecido por trabalhos de TV como Everwood e The OC e estava estrelando em Parks and Recreation como Andy Dwyer. De fato, quando Pratt foi para a audição, ele ganhou muito peso para seu papel em Delivery Man, mas prometeu que poderia moldar o corpo em tempo necessário para filmar Guardiões. Ele conquistou Gunn e os produtores do filme.

Para o papel de Gamora, que o conseguiu foi Zoe Saldana, mas Drax o Destuidor foi uma competição acirrada entre Jason Momoa e Dave Bautista, mas mesmo Momoa sendo mais famoso por seu papel em Game of Thrones, Bautista levou a melhor.

James Gunn dirigiu e escreveu o filme

Finalmente as filmagens de Guardiões da Galáxia começaram em julho de 2013 em Londres e se seguiram até outubro. As filmagens acabaram por atravessar a produção da série Parks and Recreation e Pratt teve que pedir permissão à NBC para faltar alguns episódios do programa. Mas Michael Schur aproveitou e teve a ideia de filmar a abertura da temporada em dois episódios em que os personagens visitavam Londres. Desse modo, Chris Pratt pode participar dos episódios enquanto filmava Guardiões, e quando perguntaram no programa a repentina mudança de físico, ele disse que apenas parou de beber cerveja.

Uma coisa muito curiosa é que as filmagens começaram sem três atores para os papeis chaves da trama, Rocket Rancoon, Groot e Thanos. Sean Gunn, irmão de James Gunn, interpretou Rocket no set, para que ele pudesse interpretar outros personagens. A Marvel tentou Jim Carey e Adam Sandle para o papel de Rocket, mas o guaximim ficou com Bradley Cooper. Já Vin Diesel ficou com o papel de Groot e pensando no futuro da MCU, a Marvel contratou Josh Brolin para o poderoso Thanos. Gunn e Joss Wendon, diretor dos Vingadores, falaram com Brolin que ficou intrigado e acabou aceitando o papel.

No primeiro filme, Gamorar e Peter Quill já começavam a ter sentimentos

Finalmente em agosto de 2014, Guardiões da Galáxia estreou nos cinemas. Esse mês não era tradicionalmente um período de blackbuster de verão, mas este filme mudou isso ( e muito mais). O filme fez US$ 94,3 milhões no seu fim de semana de estreia e arrecadou um total de US$ 773,3 milhões em todo o mundo. O filme se tornou a terceiro maior bilheteria da Marvel até hoje, e não era uma sequência, não era um filme dos Vingadores, mas o primeiro filme de uma franquia inteiramente nova, foi do burburinho em torno do filme. Aclamado por público e crítica, seu legado se tornaria o mais importante para o universo cinematográfico da Marvel.

Yondu e os saqueadores

O sucesso de Guardiões da Galáxia pavimentou as bases para que a Marvel chegasse à Guerra Infinita e Ultimato ao introduzir o reino cósmico. Guardiões deu ao estúdio a coragem para ser mais idiossincrático com seus filmes a partir daqui. Permitiu que escritores e diretores ultrapassem seu limites que um filme do MCU poderia ser.

Guardiões da Galáxia foi muito influente para o mundo do cinema. Assim como Batman Begins, que lançou aos filmes de heróis um ar mais realista que seria seguido por todos os outros filmes depois, Guardiões da Galáxia serviu de modelo para filmes de ficção cientifica e de equipes. Pode ser descaradamente bobo, estranho e cheio de personalidade, que já está sendo comparado a Star Wars no que tange ao impacto de influencia aos novos cineastas e na cenário cinematográfico como um todo.

Mas enquanto a aventura espacial de James Gunn estava em pós-produção, a Marvel começou a filmar a sequência de seu maior sucesso, Vingadores: A Era de Ultron… e esse filme quase quebrou Joss Whedon.

O filme foi um novo Star Wars para o cinema, visto sua importância na indústria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.