Aviso de Spoiler, se não quiser estragar alguma surpresa, volte depois de ver o filme

Homem-Aranha Longe de Casa possui duas cenas pós-créditos, a primeira muda o status quo do Cabeça de Teia, a segunda cena pode ser o indício da nova saga do MCU. Vamos analisar e fazer algumas conjecturas sobre as possibilidades que se abrem com estas cenas.

Cenas pós-créditos do Homem-Aranha

Aproveitando um simples namoro

A primeira cena, que começa nos meios dos créditos, o Homem-Aranha está terminando de balançar com MJ pela cidade e mostra o herói vendo em um outdoor eletrônico uma reportagem que mostra Mystério dizendo que o culpado pelos ataques em Londres é o Homem-Aranha, sendo que ele tentou impedir o aracnídeo. A grande surpresa é que o responsável pela exclusiva é o site Clarim Diário, que tem o J.J.Jameson como o âncora, e interpretado pelo excepcional J.K. Simmons, que interpretou o personagem na trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. Ele foi insubstituível, tanto que a volta do personagem foi com ele mesmo. Demais. Mas o que muda na vida do Aranha é que na mesma reportagem, Mysterio diz na gravação que o nome verdadeiro do Homem-Aranha é Peter Parker.

Peter Parker já foi desmascarado nos quadrinhos algumas vezes, mas sempre reverteu

Com isso, todo o status quo do Aranha irá mudar para sempre no MCU. Nos quadrinhos, algumas vezes durante esses quase 60 anos que o personagem existe, ele teve sua identidade revelada, mas sempre houve um artifício que livrava-o da revelação e logo todos não acreditavam que ele não era o herói escalador de paredes. O último foi o mais infame de sua carreira, com ele tendo feito um trato com Mefisto, o diabo do universo Marvel, e apagando da existência a memória que todos tinham que Peter e o Aranha eram a mesma pessoa, isto no arco dos quadrinhos Um Dia a Mais. E o responsável, Joe Quesada, aproveitou e apagou o casamento de Peter também, pois achava que o estado civil limitava suas histórias, mas achava que um divórcio seria prejudicial a imagem do herói. Mas fazer pacto com o capeta não?

O que pode acontecer com o Aranha no MCU? No caso, Mystério acusa o Aranha de orquestrar o ataque, com imagens que ele gravou e editou. Se irão acreditar nele, fica a dúvida, pois o Aranha era considerado herói logo no início do filme, tirando fotos para jornalistas e sendo entrevistado para saber se ele seria o novo Homem de Ferro. Será que já irão condená-lo sem terem analisados os vídeos? A polícia irá caça-lo? Pode ser, agora sabendo que ele é Peter Parker. Mas será que irão acreditar que sua identidade é essa? Como foi uma cena de poucos mais de 2 minutos, não temos muita informação, mas se a Marvel quiser levar para o lado de que ele se torna um fugitivo, tipo Richard Kimble, será uma mudança drástica para o herói. E ficará bem parecido com o que já aconteceu nos quadrinhos, não que a polícia fosse atrás de Peter, mas que o Aranha era sempre caçado pela polícia por ser um vigilante. E Jameson sempre foi o responsável por dificultar a vida do Cabeça de Teia, usando seus editoriais do Clarim Diário.

Ah não, isso não!!!

A Marvel pode usar o Jameson como nos quadrinhos, sendo o responsável para fazer o povo de Nova York se voltar contra ele. Uma forma até de fazer o editor do agora site ser proeminente no próximo filme, pois sempre foi hilário quando Jameson aparecia nos filmes do Aranha. Se a Marvel manter essa linha, Peter terá a vida destruída, tendo que se esconder, além de ter que proteger seus entes queridos, tia May, MJ, Need, seus colegas da escola. Um novo vilão, além de Abutre e Escorpião, que foram presos pelo jovem herói, podem tentar se vingar dele. O diretor John Watts disse que gostaria de usar Kraven no próximo filme, o que seria interessante. Como ele é um caçador, ele poderia ser contratado pelo prefeito para ir atrás do aracnídeo, visto que nenhuma pessoa normal poderia rastreá-lo e prendê-lo. Kraven teria, além de suas habilidades de caçador, tecnologia para conseguir subjugá-lo. Nesta versão, o vilão poderia até ter superforça, pois nos quadrinhos acho muito forçado ele conseguir lutar mana a mano com o Aranha, visto que lá ele não tem poderes. E ao final do filme o herói conseguisse provar sua inocência, lógico, embora, visto que a Marvel não adotou a identidade secreta deste o primeiro Homem de Ferro, é capaz de sua identidade continuar pública, ou pelo menos como fizeram no Demolidor quando teve sua identidade revelada nos quadrinhos. As pessoas não tinham certeza se Matt Murdock era ou não o Demolidor, mas alguns vilões iam testar para ver ser era verdade. As possibilidades são imensas, mas uma coisa é certa, a Marvel sempre evoluiu seus personagens e histórias nos quadrinhos e não está sendo diferente no cinema. A vida do Homem-Aranha no MCU não será mais a mesma.

Cenas pós-créditos de Nick Fury

Ninguém é o que parece?

Depois que termina todos os créditos, a última cena envolve Nick Fury e pode ser o início da nova fase do MCU, então tenha certeza da sua importância. A cena começa com Nick Fury e Maria Hill no carro, depois de falar com Happy Hogan sobre o Aranha. No momento que estão dirigindo, eles se transformam em Skrulls (!). Nick Fury na verdade é Talos, um líder Skrull que foi apresentado no filme da Capitã Marvel. Ele usa o telefone para passar seu relatório a Nick Fury, que está aparentemente em uma praia. Neste momento descobrimos que o verdadeiro Fury nunca participou do filme, foi Talos o tempo todo. E ainda que Fury não estava em uma praia, mas em uma nave cheia de Skrulls, no espaço. E não era um prisioneiro, mas estava no comando.

Então o que aconteceu? Fury estava no espaço deste quando? Quando Talos retornou a Terra e por quê? Talos dá a entender que existe células Skrulls na Terra. Ele estaria no nosso planeta para impedi-los, já que está trabalhando para Fury? No primeiro momento, parece que ele está só fazendo o trabalho para o Nick Fury, mas ele não estaria na Terra se não houvesse algum motivo forte.

Nick Fury na verdade era Talos, o lider Skrull

Será que realmente estamos vendo o embrião de Invasão Secreta, a HQ que mostrava que os Skrulls tinham se infiltrado em todas as camadas da sociedade, principalmente na comunidade super-heróica? Como foi mostrado no filme Capitã Marvel, nem todos os Skrulls são maus e Talos pode estar na Terra para ajudar a impedir este plano. Os Skrulls podem estar em esferas no poder público e privado, até mesmo poderiam estar personificando personagens importantes do MCU ou até aqueles que ainda não foram apresentados. O retorno de alguns heróis poderiam acontecer com a descoberta de que eram Skrulls. Uma grande paranoia poderia tomar conta de toda a população, sem saber quem é ou não um Skrull, caso a invasão se tornasse pública, ou simplesmente fizesse a população ficar contra os heróis de uma forma quase irremediável. Seria interessante vermos que cada ação que foi feita para prejudicar os heróis nos filmes anteriores do MCU tivesse um dedo dos Skrulls.

Mas uma invasão Secreta teria um efeito bem mais forte na Terra e a não ser que a história mostrasse que a invasão no nosso planeta não fosse exclusiva para a humanidade, não teria muito sentido ter a participação dos heróis do núcleo espacial, como Guardiões da Galáxia e outros que com certeza irão aparecer. Então, uma nova reunião de todos os heróis do MCU teria uma Invasão Secreta em toda a Galáxia. Mas o próprio Kevin Feige deu a entender em uma entrevista, que essa cena pós-crédito pode abrir espaço para a adaptação da saga Guerra Kree-Skrull, que foi levemente aproveitada em Capitão Marvel e não foi aprofundada no filme. Embora a Guerra fosse entre as duas raças, a Terra era vista como um lugar estratégico e estava sendo disputada. Mas no filme da Capitã, eles nem consideravam a Terra grande coisa, então, para a Guerra usar a mesma premissa dos quadrinhos, os Kree e Skrull terão que mudar seus interesses sobre nosso planeta. Mas depois da Guerra contra Thanos e ele ter sido derrotado pelos heróis da Terra, na verdade, o planeta deve estar com um status de potência ou alto grau de ameaça aos outros planetas. A luta contra Thanos deve ter deixado muitos impérios galácticos preocupados com este pequeno planeta azul e uma invasão deve ser até mesmo por isso.

Embora a Marvel já tenha dito que haverá menos interação entre seus filmes, que podem nem serem lineares, a oportunidade de fazer uma saga cósmica não pode ser desperdiçada. Sendo uma adaptação de Invasão Secreta ou a Guerra Kree-Skrull, a Marvel irá adaptá-la da melhor forma que ela consegue, afinal, mesmo com alguns filmes podendo ser melhores do que foram, e olha que achei todos muito bons, a saga do Infinito foi impecável, como um todo.

Será que teremos a Invasão Secreta ou Guerra Kree-Skrull no MCU?

O filme dos Eternos ainda não foi confirmado, mas não deve demorar, além do herói Nova estrear no MCU. Desse modo, já são mais duas produções com temas cósmicos. Podemos notar que a Marvel quer aumentar esse núcleo e podemos ter uma saga até maior que a saga do Infinito. Então, como Feige já tinha dito, Homem-Aranha Longe de Casa fecha a fase 3 do MCU, mas o filme mostra que também começa, ao mesmo tempo, a fase 4.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.