Aviso de spoiler, este artigo poderá conter eventos da temporada anterior, caso ainda não tenha visto.

La Casa de Papel é uma série espanhola criada por Álex Pina para a rede televisiva Antena 3 em 2017. Quando estreou na Netflix, acabou fazendo um sucesso enorme e inesperado. A série conta a história de um assalto a Casa da Moeda da Espanha por um grupo bastante heterogênico, que usam nomes de cidades do mundo para não serem identificados. O líder, que comandava de uma base próxima a Casa da Moeda, era chamado de Professor.

Com muita ação e drama de novela, a série caiu no gosto do público que torcia para os assaltantes, pois eles eram boa-praças e todo o drama que passavam nos faziam ter empatia a causa deles. E a série foi inteligente em não tirar o suspense até o último minuto. Quando finalmente eles conseguem fugir com quase 1 bilhão de euros de lá, parecia que era o fim da série.

Nas partes 1 e 2 achamos que iriamos ter a conclusão da série, mas temos um novo assalto

Mas para a surpresa de todos, a Netflix acabou anunciando, em abril de 2019, uma terceira parte, que estreou no dia 19 de julho. Qual seria a história? Eles teriam que fugir? Seria uma série tipo Prison Break, que depois de sair da prisão, os protagonistas passavam a ter que se esconder das autoridades?

Não, para a surpresa, os assaltantes vestidos de Salvador Dalí tinha que resgatar um membro, Rio, e qual era o único jeito, já que ele estava em alguma instalação secreta do governo, sendo torturado? Bom, eles eram assaltantes e não equipe militar de resgate e então, o negócio é fazer o que eles fazem de melhor, invadir o Banco da Espanha. Mesmo que a princípio o motivo pareça meio improvável, afinal, todos estão ricos e arriscar a morrer por um componente do grupo, mesmo que eles tenham se tornado amigos, é um pouco surreal. Mas durante a série, vai mostrando que não o motivo não era só por isso.

As fantasias de Salvador Dalí fazem muito sucesso no mundo real. Tóquio é a narradora da história.

Dessa vez o plano parece mais audacioso e para essa temporada, nada é fácil. No roubo da Casa da Moeda também não foi, mas neste assalto, mesmo o Professor se antecipando novamente a polícia, é mostrado que ele não confia 100% no plano e não teve tempo de melhorá-lo. As coisas começam a ficar mais complicadas que o outro assalto e ele não tem mais todas as contra-medidas necessárias, muitas vezes o mostra até desesperado. E para piorar, a nova negociante da polícia é dura, fria e não vê problema em jogar fora todos os protocolos para conseguir seu objetivo e aí que começa o problema do professor. Sabendo de cor e salteado tudo que as autoridades podem fazer, sem ferir a lei, ele tem um embate ferrenho com a agente Sierra. Ela não tem escrúpulos, o que deixa o Professor com poucas jogadas neste jogo de xadrez, como ele mesmo diz, entre ele e o governo. E para piorar, o governo não os quer prender, depois da vergonha que passaram por não tê-los prendidos. Então, o assalto na verdade é literalmente questão de vida ou morte.

Não podemos de deixar de falar no elenco, que já era ótimo nas partes 1 e 2 e continuam na parte 3, só que com novos membros, que também são carismáticos. A agente Sierra é a maior aquisição da série, a personagem, mesmo grávida, é arrogante, sarcástica em um nível psicopata. Ela parece boazinha, mas é um verdadeiro monstro. Em outras palavras, é ela é uma ótima personagem que adoramos odiar.

A agente Sierra será mãe, mas não se engane, ela é mal que nem o pica-pau

E falando em elenco, a volta de Berlin, que foi mostrado nas imagens antes de termos qualquer vídeo da série, deixou os fãs se perguntando se era flashback ou ele voltaria milagrosamente. Na verdade, usando a mesma estrutura narrativa de ir e voltar no tempo para contar a história, Berlin é mostrado como o idealizador do plano da Banco, que foi anterior ao plano da Casa da Moeda. Então, o assalto ao Banco foi colocado de lado pelo outro e foi retomado para o resgate de Rio. Então a história retrocede muito mais no passado, ao mesmo tempo que retrocede para a preparação do assalto em si.

Desta vez o professor não tem todas as respostas e entra em desespero

Mesmo que seja uma premissa semelhante, entrar no Banco, roubar e fugir deixando o governo com cara de taxo ( até o Banco é identico a Casa da Moeda, o que dá uma sensação de que ainda não saíram do primeiro assalto) e o drama que vivem ao invadir, a série ousa mais que a temporada anterior. Como disse, as coisas não saem conforme o planejado, o suspense vai consumindo o público e os próprios ladrões não estão mais tão de boa como nas primeiras partes, afinal eles tem mais experiência, já perderam entes queridos durante o primeiro assalto. Até mesmo as músicas e cantoria ficaram bem reduzidos, mostrando que agora eles tem muito mais para perderem.

Ao lançarem mão de uma história de fuga para um novo assalto, os produtores poderiam entrar um campo pantanoso, onde a série poderia ser mais do mesmo. Mas acabou sendo mais emocionante, com mais ação. Mostra que eles não são indestrutíveis, que os dramas estão lá, mas não é piegas, a história se concentra nas consequências, onde todos tem mais a perder do que no primeiro assalto. A metade final da terceira parte é mais ousada e tira do público a previsibilidade, graças a agente Sierra, que com uma carinha de mãe do ano, tem sangue nos olhos e mostra que tudo é possível a partir de agora. O último episódio nos deixa com aquela sensação de que o pior ainda está por vir e não queríamos ter que esperar tanto. Agora é torcer para que não demore para a Netflix anunciar a quarta parte.

La Casa de Papel parte 3 é ótimo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.